LEITURAS

Depois de "Cinco séculos à mesa", "Comer como uma rainha" e quatro anos depois de "A vida secreta da cozinha portuguesa", Guida Cândido volta ao prelo com "São Favas Contadas - Dos vegetais ao vegetarianismo".

Guida Cândido é historiadora, de arte e da alimentação, e académica, mas coloca de certo modo em segundo plano esta segunda qualidade para nos fazer chegar, leigos, de forma simples mas sem comprometer o rigor, a história (as histórias e também as estórias) do uso dos vegetais num contexto de "produto principal" e, de uma certa forma, do vegetarianismo.

Começa por traçar a história da prática da dieta vegetariana ao longo dos tempos, da antiguidade clássica à época contemporânea, aflorando relações desta prática com variadas questões de ordem culinária, económica, religiosa, ética e de saúde.

De seguida apresenta de forma sucinta os 10 livros com edição portuguesa sobre os quais colocou a sua atenção, e que abarcam um período alargado que se inicia com "Arte de cozinha ou methodo de fazer guizadoos", obra do séc. XVI, e termina em 1916 com a "Culinária vegetariana, vegetalina e menus frugívoros" de Julieta Ribeiro.

E por fim, os legumes que aparecem como protagonistas em receitas constantes naqueles livros, organizados em três grupos: raízes, herbáceos e frutos.

Para cada um deles é contada um pouco da história do seu uso, características que à época se consideravam importantes, benéficas ou prejudiciais, não se furtando a referir algumas estórias e curiosidades, sem se preocupar em atenuar até algumas bizarrias obviamente datadas mas muito curiosas.
E, claro, como não podia deixar de ser num livro sobre alimentos, que não um receituário, 50 receitas retiradas daqueles livros em que se utilizam cada um dos legumes estudados.

Inclui ainda uma extensa lista de referências bibliográficas que não se cinge apenas aos 10 livros já referidos e que um leitor mais interessado ou curioso poderá querer consultar.

É um livro preciosíssimo, com uma edição e cuidado gráficos primorosos, com textos acessíveis e nada maçadores, com fotografias de página inteira, pela autora, dos vegetais e dos pratos confeccionados e empratados, na sua maioria também pela própria.

Não esquecer que se trata de um livro, e que portanto se LÊ.

=====

São favas contadas - Dos vegetais ao vegetarianismo, Guida Cândido - 2024, é uma edição D.Quixote e encontra-se ... por todo o lado, por exemplo aqui com promoção de 10% como "Novidade", e um orgulho, mais um.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe

Rimas idiomáticas

Azul é o lápis