No canhoto já o haviam dito, eu concordo e verifica-se: a campanha do SIM é uma lástima.
Veja-se este cartaz.

Assertivo (Lat. assertivu), adj. Que encerra acerto; afirmativo.

Não, nada disto parece ser óbvio e por isso se vai fazer um referendo.
Por isso, embora correndo o risco de contribuir para um resultado certo por motivos maioritariamente errados, eu vou votar sim e esperar que se acabe de vez com esta discusão idiota de país de idiotas sem mais o que fazer.


"Duas pessoas ficaram feridas, uma delas um adolescente de 13 anos, esta terça-feira à noite, em Israel, quando militantes palestinos dispararam um rockete que caiu na cidade israelita de Sdérot, na Faixa de Gaza. Uma das crianças está em estado crítico."
"Governo israelita promete resposta."
Segundo a Wikipedia, os primeiros indícios da Lei de talião foram encontrados no Código de Hamurabi, em 1730 a.C., no reino da Babilônia. Essa lei permite evitar que as pessoas façam justiça elas mesmas, introduzindo, assim, um início de ordem na sociedade com relação ao tratamento de crimes e delitos.
Por outro lado, ainda segundo a mesma fonte, está também no Direito hebraico (Êxodo, cap. 21, vers. 23/5): o criminoso é punido taliter, ou seja, talmente, de maneira igual ao dano causado a outrem.
Dar a outra face é coisa mais recente e não se trata disso.
É de comum senso que violência gera violência. Mas, como todos os lugares comuns, perdeu sentido e valor porque a sua razoabilidade se baseia apenas no porque sim.
Não é óbvio que toda a violência tenha que gerar violência (ou então a paz é algo impossível de atingir) mas interromper esta cadeia implica não responder à violência com violência e isso é sinal de fraqueza. Por isso se procura impôr ao outro esse passo.
Isto é: procura-se através da utilização de actos violentos obrigar o outro a abdicar da violência. Ou muito me engano ou isto só pode ser conseguido através do extermínio de uma das partes, ou até de ambas.
Nenhum feliz desfecho à vista, portanto, e ainda bem para todos os "interessados" nestas confusões; o povo é outra coisa.
Quem sabe a que propósito, revi ontem na 2 o filme "Os coristas"
PS: talião escreve-se com t e não com T porque não é um nome.
De uma lista bem maior publicada no último Expresso, fiz uma selecção. O quê e o porquê (ou não).
NOTA: Os preços são os indicados pelo Expresso, suspeito que alguns deles estejam um pouco inflacionados não sei por que artes. A Leitura, a Bertrand e a FNAC diferem um pouco em alguns deles.
Eis então a wishlist (que não é bem uma lista de desejos) para este Natal (ou natal; não, não sou o único...). Feliz isso e boas compras. Para me enviarem os livros, contactem-me para o email ao lado que eu enviarei a morada postal. Obrigado.
Tipografia - Origens, Formas e Uso das Letras |
Até onde se pode ir? Porque sim. 
David Lodge
ASA
13.00?
Cidade de Vidro Porque é do Paul Auster, alguém que não faço a mínima ideia quem seja (aliás como todos os ouros acima e abaixo) 
Paul Auster, Paul Karasik, David Mazzucchelli
ASA
15.00?
O animal moribundo Porque gosto do António Lobo Antunes e não acredito em toda a gente. 
Philip Roth
Dom Quixote
15.00?
Correspondência 1959-1978
Sophia & Sena
Guerra & Paz
22.00?
Mironisses!
Kafka à Beira-Mar Murakami era um mestre de karate já falecido; não deve ser relacionado com este.
Haruki Murakami
Casa das Letras
20.00?
Porque não?
Borges e a Matemática Pela matemática
Guillermo Martínez
Ambar
16.00?
Os dias loucos do PREC Porque nunca consegui compreender o que pode haver de extraordinário num verão ... quente?!?! |
Da inutilidade da saudade

"Eye", M.C. Escher 1946
Partem à aventura,
acreditam e
podem querer.
Na semelhança de
quase a caminho
com já muito perto
ideias fervilham sucessivas
telhas de uma descobertura.
Entre o suficiente
e o necessário
diz-se que se alonga o tempo
se um pouco de ontem puder
ainda ser,
mas estão todos a morrer.
Quantas águas
ou que cor
poria Escher num telhado?
David Fernandes
Devo andar carente porque me sinto à procura.
Falo de livros. E não vou atrás, não porque vá à frente; vou simplesmente à procura.
Acho que só se pode ir à procura assim sem ir atrás, tão pouco à frente, de livros de poesia. E o encontro é rápido, é prático, sem sedução: é brutal.
Não acredito que se consiga coisa assim num folheio de um romance.
"quién no ha buscado el placer nítido?
quién no ha intentado organizar un desenlace sin escombros?"
Inventário Dos
Mario Benedetti
Pág. 187
A poesia aborda-me como uma puta: sem rodeios.